Pisos térmicos: conforto e eficiência para ambientes industriais

Um bom desempenho fabril depende de uma série de fatores em combinação, entre eles fatores técnicos, de gestão e estruturais. Por exemplo, o revestimento correto é essencial para proporcionar melhor ambiente de trabalho e, em consequência, melhores resultados. Neste sentido, os pisos térmicos contribuem muito na geração de conforto e eficiência.

Pisos térmicos: o que são?

Como o próprio nome sugere, os pisos térmicos vão lidar com a absorção da temperatura para fornecer melhores condições de trabalho para quem o utiliza. Mais precisamente, são pisos que possuem resistência a temperaturas extremas, sejam elas baixas ou altas. Logo, ajuda a diminuir a sensação térmica num ambiente.

Por exemplo, num dia de calor, um piso comum, sem resistência térmica, tende a absorver este calor, o que faz aumentar a sensação de calor para quem o utiliza. Em contrapartida, um piso térmico demonstrará resistência nessa absorção e manterá uma temperatura estável durante um período de tempo maior.

Isso acontece porque esses pisos são feitos com materiais específicos capazes de gerar isolamento térmico, como o uretano e o poliuretano, o que impede a dispersão da temperatura pelo ambiente. Ademais, essa resistência se mantém durante certo período de tempo, o que garante que exista estabilidade em sensação térmica ao longo de um turno de trabalho, por exemplo.

Vale mencionar também que os pisos térmicos conseguem ser muito resistentes, o que diminui a frequência de manutenções e assegura a durabilidade. Não por acaso, muitas empresas já perceberam que recorrer a um piso térmico é uma das melhores opções para gerar conforto e segurança aos seus trabalhadores.

Por que recorrer a um piso térmico?

Já durante a explicação do que seriam os pisos térmicos, conseguimos identificar alguns benefícios em utilizá-los, não foi mesmo? Mas a descrição não para por aí, uma vez que esses pisos agregam vantagens para o cenário industrial. A seguir, veja alguns desses benefícios que poderão te convencer a utilizar esse material.

Eficiência energética

Um piso térmico contribui para que uma indústria consiga entregar melhores resultados de eficiência energética. Isso porque, como mencionamos, esse material irá proporcionar alívio na sensação térmica: seja mantendo o calor num dia frio ou mantendo temperaturas mais amenas nos dias quentes.

Isso quer dizer que não haverá grande necessidade de investir em tecnologias caras para resfriar totalmente o calor ou proporcionar aquecimento. Pelo contrário, o piso fará boa parte desse trabalho sem necessidade de nenhum outro material complementar. Portanto, maior economia e também mais sustentabilidade.

Conforto térmico

Para que uma equipe consiga oferecer melhor desempenho no trabalho, é preciso fornecê-los condições adequadas para que isso aconteça. Isso inclui condições salariais, bem-estar e respeito no ambiente de trabalho, mas também o conforto térmico, que é um tema menos recorrente neste debate.

Apesar disso, trata-se de um aspecto muito importante a se investir no ambiente de trabalho, uma vez que não existe bom trabalho em temperaturas extremas, sejam elas o calor ou o frio. Neste sentido, é fundamental oferecer aos trabalhadores alívio e conforto térmico que os permita trabalhar sem nenhum incômodo fisiológico.

Ao gerar essa condição, a empresa garante que os seus empregados estejam mais dispostos ao trabalho e consigam, até mesmo, entregar mais do que se esperava. Afinal, ele estará numa posição que o proporciona estímulo para a mente e para o corpo.

Por isso, é fundamental que toda empresa pense em fornecer o revestimento em piso térmico, que é a garantia de que nenhum trabalhador estará sob condições que o desagradam e o adoecem.

Mais resistência

Por fim, vale mencionar que os pisos térmicos também são mais resistentes em relação aos demais. Afinal, as temperaturas extremas podem mudar diretamente a estrutura do material de revestimento que a empresa escolheu.

Por exemplo, um piso de revestimento comum, sem ser o térmico, pode sofrer rachaduras ou contrações muito rapidamente. Isso porque estes são os efeitos da temperatura extrema nos materiais mais básicos.

Portanto, se você também busca um piso que possa durar por bastante tempo no mesmo lugar, mesmo estando nas mesmas condições, então você deverá recorrer aos pisos térmicos. Por conta da grande resistência em absorver o calor ou o frio, esses pisos também possuem uma cada mais firme que impede que haja mesmo rachaduras pequenas.

Semelhantemente, esses pisos também são mais resistentes a produtos químicos, o que pode ser muito benéfico para indústrias farmacêuticas e de itens químicos em geral. Essa resistência poderá fazer bastante diferença nas economias de uma empresa.

Quais os pisos térmicos disponíveis pela Stongel?

Agora que você já compreendeu como funciona e quais as vantagens de recorrer a pisos térmicos, torna-se necessário conhecer as opções. No mercado, existem algumas opções que podem variar em qualidade e na ação de resistência a temperaturas extremas. Portanto, é muito importante que você esteja atento aos materiais em questão para escolher o melhor.

Na Stongel, o compromisso com o conforto térmico e a eficiência energética são dois pontos importantíssimos, por isso oferecemos pisos térmicos de qualidade. A seguir, confira quais as opções disponíveis e as vantagens específicas de cada um.

Pisos de Poliuretano

Uma das melhores opções quando o assunto é resistência térmica é o poliuretano, um termofixo ou termoplástico muito resistente. O revestimento que tem o poliuretano como base se mostra muito eficiente quando o assunto é resistência a produtos químicos, maior durabilidade e menor necessidade de manutenção.

Entretanto, existe um aspecto que ele consegue se destacar ainda mais: a resistência térmica. Ao revestir o chão de fábrica com poliuretano, haverá um grande conforto térmico para todos os trabalhadores, com a diminuição da sensação térmica e com melhor aproveitamento energético por parte da empresa.

Além disso, o revestimento de poliuretano consegue fornecer qualidade estética e facilidade para limpeza. Portanto, reúne diversas qualidades num único material, o que explica ele ser preferência por muitas empresas.

Opte por um piso térmico!

Após ler este artigo, certamente você pôde perceber que o piso térmico em suas opções coopera muito para aumentar a qualidade de resultados e produtos de uma empresa. Por isso mesmo vale muito a pena fazer este investimento para uma indústria que almeja crescer em reconhecimento.

Para isso, você pode contar com a Stongel, empresa que já se tornou referência quando o assunto é revestimentos de qualidade!

Compartilhe nas redes sociais:

Veja também

Procure um assunto

Por categoria
Receba nossas novidades

Se inscreva em nossa newsletter

Se inscreva para receber nossas últimas novidades

Posts relacionados