A escolha do piso ideal para Clínicas Odontológicas e Médicas, no Brasil, é regulamentada pelas normas RDC-50/2002 e NBR 9050, pois abrangem acerca dos materiais de revestimento de paredes, pisos e tetos, além de dispor sobre a acessibilidade dos espaços.
Os pisos devem ser resistentes às lavagens constantes e uso de desinfetantes, sempre dando prioridade a materiais de superfície lisa, sem ranhuras.
Outro importante fator é que o piso deve ser regular, firme, estável e antiderrapante, independente da condição. Os pisos para Clínicas Odontológicas e Médicas não devem causar trepidação em cadeiras de rodas, por exemplo.
Quer saber como escolher corretamente os pisos? Então, acompanhe a leitura deste artigo e fique por dentro das dicas que separamos para vocês.
Piso ideal para Clínicas Odontológica e Médica: qual a importância?
É provável que você já tenha observado a frequência da limpeza de pisos em estabelecimentos que prestam serviços de saúde, principalmente em áreas de maior tráfego de pedestres.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos microrganismos são encontrados na sujeira visível. Isso significa que o piso é um veículo especialmente eficaz para a transmissão de infecções relacionadas à saúde se não for limpo com frequência e de forma completa.
Face a estas circunstâncias, é imperativo que o pavimento seja simultaneamente de fácil manutenção (não só pelas suas características superficiais, mas também pela ausência de frestas salientes), durável, capaz de potenciar o isolamento térmico e acústico, e contribua para um saudável ambiente interno.
Portanto, a importância de escolher o piso ideal para as clínicas está diretamente relacionada à durabilidade quanto às frequentes limpezas que precisam ser realizadas.
Dicas de como escolher o piso ideal
Algumas dicas são cruciais para escolher o melhor piso para a sua clínica. Portanto, confira a seguir o que separamos para você!
- Conforto do paciente
Sabemos que nem todo mundo gosta de ir ao dentista ou médico, por isso é fundamental que as clínicas odontológicas e médicas transmitam uma sensação de tranquilidade. Não basta apenas oferecer um serviço acolhedor, pois a decoração e o design das clínicas também podem desempenhar um papel na promoção desse ambiente.
Os pavimentos claros possuem uma qualidade única que os torna cativantes. Isso porque eles criam uma sensação de luminosidade e amplitude no ambiente ao redor. Além disso, os pisos claros também podem criar uma impressão de limpeza e geralmente requerem menos manutenção do que os pisos escuros.
Para evitar um ambiente totalmente monocromático, é possível incorporar detalhes decorativos como cadeiras, móveis ou até mesmo uma parede focal.
Ao escolher o esquema de cores para a decoração, é aconselhável selecionar tons pastel. Caso seja escolhida uma cor mais forte, recomenda-se colocá-la em áreas que não estejam à vista direta dos pacientes.
Segundo estudos da psicologia das cores, os tons azuis e verdes são ótimas opções para clínicas odontológicas e médicas, pois transmitem serenidade e harmonia.
- Normas da Anvisa
Além da limpeza, a regulamentação da Anvisa também especifica que o piso dos escritórios deve ter acabamento monolítico. Isso significa que a superfície deve estar livre de ranhuras ou padrões estruturais visíveis.
É imperativo que a taxa de absorção de água do piso, incluindo o rejunte, permaneça dentro de 4%. Além disso, o uso de cimento sem aditivo antiabsorvente é estritamente proibido. Como resultado desses regulamentos, o piso laminado não é adequado para uso em consultórios odontológicos.
Quando se trata da finalização do piso, é comum que o rodapé não tenha bordas curvas. Essa prática existe para facilitar o processo de limpeza.
- Impressão para o paciente
Como já dissemos, a decoração do consultório determina em grande parte a primeira impressão que o paciente tem do consultório. O piso também faz parte da decoração, por isso, na hora de escolher, você deve ter claro a imagem que deseja transmitir ao público.
Naturalmente, ao construir ou reformar um consultório, seu cliente quer transmitir credibilidade, limpeza e conforto, afinal, claro, seu maior desejo é manter o paciente longe do dentista que está consultando.
Portanto, procure pisos que correspondam a esta imagem. Os materiais modernos combinam perfeitamente com a proposta – assim como as cores claras que estão intimamente relacionadas ao ambiente médico.
Afinal, qual o melhor piso para clínicas?
Como já dito anteriormente, os melhores pisos para clínicas odontológicas e médicas são aqueles que transmitem segurança, conforto, sejam duráveis e resistentes a limpezas frequentes.
Pisos como porcelanatos, cerâmicas e vinílico em manta são tidos como boas opções.
Confira a seguir os diversos tipos para clínicas!
- Porcelanato
Quando se trata do interior de um escritório, o porcelanato se destaca como uma das melhores opções. Isso porque se trata de um material altamente durável, capaz de suportar diversas formas de desgaste, inclusive o uso de equipamentos odontológicos.
Os porcelanatos têm a vantagem adicional de serem fáceis de limpar. Isso é particularmente útil em ambientes como consultórios onde procedimentos médicos são realizados rotineiramente e o sangramento é uma ocorrência comum.
- Piso vinílico em manta
O piso vinílico é uma opção resiliente que possui durabilidade, fácil instalação e manutenção sem esforço. Como resultado, é uma escolha ideal para ambientes que necessitam de um alto nível de limpeza e esterilidade.
Você pode encontrar modelos econômicos que não comprometem a aparência. Esta opção de pavimento é uma aposta segura para criar um ambiente esteticamente agradável, tanto no interior de uma sala como num ambiente de espera.
Quando se trata de pisos de vinil, é benéfico selecionar um estilo com menos ranhuras para evitar o acúmulo de sujeira. Além disso, esses pisos não são criadouros de bactérias ou fungos e possuem propriedades antialérgicas.
- Cerâmico
Para quem busca qualidade e estética, a opção de piso cerâmico apresenta excelente relação custo-benefício. Essa escolha é particularmente durável e resistente a ambientes de alto tráfego, garantindo sua confiabilidade por muitos anos.
Para consultórios odontológicos que atendem pacientes idosos, modelos antiderrapantes de equipamentos odontológicos podem ser vantajosos.
- Piso em epóxi
O piso em epóxi é um tipo de revestimento feito de uma mistura de resina epóxi e um endurecedor. Uma vez combinada, a mistura irá solidificar e endurecer.
Os revestimentos epóxi são valorizados por sua resistência excepcional a produtos químicos e sua capacidade de resistir ao estresse mecânico, tornando-os uma opção de piso versátil.
Eles podem ser aplicados em uma variedade de configurações, desde escritórios de baixo tráfego até ambientes de alto tráfego, como clínicas odontológicas e médicas.
Acesse agora mesmo nosso site e fique por dentro dos modelos para clínicas.