Piso para Câmara Fria: Qual o melhor?

O ambiente de trabalho necessita ser um espaço seguro, operacional e adequado com base nas atividades exercidas pelos funcionários. Nesse sentido, para quem trabalha em ambientes frios, é necessário um cuidado especial para equipamentos, paredes e principalmente o tipo de piso para câmara fria utilizado.

A câmara fria é um espaço comum em fábricas, cozinhas, frigoríficos e em qualquer outro ramo de atividade que exija um controle rigoroso de temperatura para evitar a proliferação microbiológico e ou desenvolvimento de cultura.

É de extrema importância ter um cuidado redobrado na qualidade dos materiais utilizados nesse espaço, visto que o uso incorreto pode levar a acidentes, danos na estrutura, infiltrações e paralisação das atividades. Confira abaixo tudo sobre esse assunto!

O que priorizar na hora de escolher um piso para câmara fria?

Como citamos inicialmente, a câmara fria é um espaço que necessita suportar baixas temperaturas para garantir a sua durabilidade e eficiência operacional.

Por esse motivo, investir em um material ideal vai promover um ganho financeiro a longo prazo, um aumento de produtividade, menor parada de manutenção e maior segurança para os trabalhadores.

No entanto, existem também outras questões importantes para se ter atenção na hora de escolher um tipo de piso para câmara fria, que impactarão diretamente no desempenho das atividades, confira:

Impermeabilidade

Um dos pontos mais importantes para um piso em uma câmara fria é a sua impermeabilidade. Protege-lo contra a infiltração de água e da umidade evita os danos que podem ser provocados, como o mofo, bolhas, manchas etc.

Além disso, produtos químicos, sangue de animais, substâncias pegajosas e muitos outros líquidos que prejudicam o espaço também podem ser drenados com facilidade em um piso impermeável.

Por fim, a impermeabilidade facilita a limpeza da câmara fria, retirando com facilidade qualquer resíduo de impureza, odores e substâncias, mantendo o ambiente sempre higienizado.

Antiderrapante

Além da necessidade de ser impermeável, esse piso também necessita ser antiderrapante. Ao contato como frio, muitos pisos criam uma fina camada de gelo que provoca sérios acidentes aos trabalhadores.

Por esse motivo, o piso para câmara fria também deve possuir capacidade antiderrapante, evitando os escorregamentos.

Resistência ao choque térmico

Outra prioridade para os pisos em câmara fria é a sua resistência ao choque térmico. A troca de temperatura em câmaras frias é constante. A mudança de temperatura pode ser um problema para alguns pisos, provocando rachaduras, trincas e desplacamento.

Um exemplo disso são os pisos de cerâmica, no qual o seu material facilmente pode se contrair em temperaturas baixas e se expandir no calor, soltando com facilidade do chão.

Facilitar o escoamento

Toda câmara fria deve possuir um piso que não facilite o acúmulo de água em poças. Por esse motivo, o material deve ser ideal para facilitar o escoamento da água e ser levemente inclinado em direção a ralos para impedir o acúmulo de líquidos.

Resistência mecânica

Além da resistência ao choque térmico, o piso para câmara fria também deve ser resistente a impactos mecânicos.

Muitas câmaras frias atuam no armazenamento e transporte de materiais pesados. Assim, o piso utilizado deve conferir uma resistência mecânica suficiente para suportar um peso maior sem ser danificado.

Estar de acordo às NR

As Normas Regulamentadoras (NR) são uma série de procedimentos, normas e regras estabelecidas pela Anvisa e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) no que diz respeito as empresas.

Dentre essas normas, estão especificadas algumas questões importantes para evitar contaminação, promover a segurança dos profissionais com o uso de EPIs, como deve ser as estruturas de uma instalação e principalmente algumas regras para os pisos utilizados em uma câmara fria.

Algumas NR que tratam desses assuntos é a NR-8 que estabelece requisitos técnicos mínimos que devem ser observados nas edificações e a NR-15 que trata sobre atividades insalubres.

Melhor solução: STONCRET UR AUTONIVELANTE Uretano ou STONPU AL Poliuretano Alifático

Dentre as opções de piso para câmara fria que possui boa parte dos pontos necessários para ser considerado ideal para esse ambiente estão o STONCRET UR Autonivelante, revestimentos de Uretano (Poliuretano Vegetal), e o STONPU AL que é a Pintura de Poliuretano Alifático.

Ambas as opções são encontradas com facilidade em empresas especializadas na aplicação de revestimentos de pisos para câmara fria, a exemplo da Stongel.

Conheça um pouco mais sobre esses tipos de revestimento:

STONCRET UR AUTONIVELANTE Uretano

Esse revestimento é fabricado a partir de uma mistura de resina uretânica, cimento, minerais e outros aditivos químicos, sendo um produto de fácil aplicação, autonivelante e sem solventes químicos.

A grande vantagem do STONCRET UR AUTONIVELANTE Uretano está em sua resistência a uma grande faixa de temperatura, suportando valores de 115 °C até temperaturas extremamente baixas como -40 °C. Tudo isso sem modificar a sua estrutura física.

Além do mais, o STONCRET UR AUTONIVELANTE Uretano também fornece uma boa proteção física, visto que é um material bastante resistente a impactos e peso. Junto a isso, a sua capacidade abrasiva e antiderrapante favorece a circulação de equipamentos e pessoas, sendo ideal para todo tipo de empresa.

STONPU AL – Poliuretano Alifático

Assim como o modelo anterior, o STONPU AL Poliuretano também é uma resina de alta resistência, sendo um material monolítico. Dessa forma, a sua aplicação se dá como um líquido despejado sobre o piso, tornando-o nivelado e antiderrapante, possuindo uma espessura entre 0,5 a 6 milímetros.

A sua composição favorece a resistência contra temperaturas e ao choque térmico, ideal para ser aplicado em câmaras frias. Também é resistente a luz solar e raios UV.

Junto a isso, ele ainda é uma barreira de proteção contra a ação de produtos químicos, evitando os danos desses produtos com o passar do tempo e promovendo uma vida útil longa.

Esse tipo de material, devido a sua resistência, evita o aparecimento de rachaduras e riscos, o que seriam um local de acúmulo de sujeira, bactérias e água.

Por fim, a grande vantagem é que ele é uma opção que possui melhor custo-benefício!

Qual escolher?

Ambas as opções são excelentes no que diz respeito a praticidade de aplicação, resistência química/física/mecânica, superfície lisa e nivelada e durabilidade.

Por esse motivo, na hora de escolher um revestimento vale a pena avaliar o tamanho da câmara fria, qual é o objetivo de sua utilização, se há fluxo intenso de máquinas pesadas e sua capacidade de armazenamento.

Sempre que possível busque a opinião de um chefe de segurança no trabalho, que é o profissional especializado nas normas e seguranças do ambiente de trabalho.

Lembre-se que a câmara fria é uma parte de extrema importância para as empresas, e por esse motivo a escolha do piso deve ser correta, de forma que não gere um prejuízo para a empresa nem impacte a produtividade do serviço.

Compartilhe nas redes sociais:

Veja também

Procure um assunto

Por categoria
Receba nossas novidades

Se inscreva em nossa newsletter

Se inscreva para receber nossas últimas novidades

Posts relacionados