O ambiente fabril é aquele que está dentro de uma indústria, produzindo algum produto em grande quantidade para ser vendido para alguma empresa e assim chegar até os consumidores. Um exemplo disso são as cozinhas industriais para preparo de alimentos para muitas pessoas. No entanto, alguns cuidados são necessários, como, por exemplo, o piso para cozinhas industriais.
Sim! Até mesmo o piso onde os colaboradores irão pisar precisa ser muito bem pensado para atender as necessidades daquele local. Por isso, este artigo visa trazer informações para você, gerente comercial, escolher o piso ideal para cozinha industrial.
Para isso, iremos abordar alguns tópicos para conduzir o conhecimento da melhor forma possível. Veja abaixo quais são eles:
- Quais aspectos exigidos pela ANVISA para que um piso seja considerado bom para cozinha industrial?
- 3 opções de pisos para cozinhas industriais;
- Conclusão.
Para entender mais sobre esse tema continue lendo este texto! Vamos lá?
Quais aspectos exigidos pela ANVISA para que um piso seja considerado bom para cozinha industrial?
Para se instalar um tipo de piso é necessário seguir algumas normatizações, afinal, não é qualquer tipo de material permitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Este órgão tem a função de proteger a saúde da população por meio do controle feito em ambientes de produção, inclusive dentro de cozinhas industriais.
Além disso, é importante escolher o tipo ideal até mesmo para assegurar a saúde de quem trabalha ali dentro, no dia a dia do preparo de alimentos. Dessa forma, acidentes de trabalho são evitados e a segurança do colaborador é garantida.
Nesse sentido, a ANVISA estabelece alguns pontos a serem seguidos através da Portaria 2916/11 para que um determinado piso seja permitido dentro de uma cozinha industrial:
Antiderrapantes
Qualquer preparo de alimento precisa ter água, e é claro que esta pode cair em algum momento na hora da movimentação do fogão ou de maquinários. Apesar de ser algo inevitável, o piso precisa ser antiderrapante, sobretudo em áreas de inclinação, para evitar os acidentes com funcionários dentro deste espaço.
Fácil higienização e manutenção
As especificações da portaria informam que o piso deve ser lavável e em bom estado de conservação, com ligação de ralo direto com esgoto e não pode ocorrer o acúmulo de líquido e resíduos. Por isso, o piso ideal precisa ser de fácil higienização para que essas exigências sejam atendidas com êxito.
Possuir resistência física, química e térmica
Quando falamos de um ambiente industrial, estamos falando de maquinários pesados, produtos de limpeza potentes e temperaturas altíssimas para conseguir dar andamento no preparo dos alimentos. Por isso, o piso precisa ser resistente a todos esses tipos de interferência sobre ele.
Revestido com material liso
Para que o maquinário possa ser movimentado quando necessário, o piso precisa ser de um material liso e com inclinação necessária para que não haja acúmulo de água na superfície. Além disso, não há permissão para utilização de papelão, tapete, carpete ou algum tipo de material para forrá-lo.
Cuidados com o piso
Além de todas essas especificações sobre o piso em si, existem algumas outras recomendações que envolvem ele. Dessa forma, é exigido que os alimentos, materiais descartáveis e maquinários (que não possuem especificação de estarem sobre o chão) não sejam colocados diretamente no piso. Essa orientação é dada para que se evite a contaminação cruzada e por fim impedindo que microrganismos patogênicos se proliferem.
3 opções de pisos para cozinhas industriais
Mas então, como conseguir escolher um tipo de piso que atenda a todas essas necessidades que a ANVISA estabelece? As opções de matérias a seguir podem configurar ótimos pisos para cozinha que você busca reformar:
Piso em Uretano
Este é um tipo de revestimento muito utilizado em cozinhas industriais, um dos mais indicados para esse tipo de ambiente. Além disso, ele é a base de resina de poliuretano vegetal com carga cimentícia reativa. Além disso, este piso possui 3 tipos, pintura, autonivelante e argamassado, sendo os dois últimos mais utilizados para a indústria.
O piso Uretano é ideal para indústria, atende todos os requisitos estabelecidos pela ANVISA e seu baixo odor na instalação é uma das vantagens mais observadas pelos gerentes comerciais. Dessa forma, vários produtos à base de uretano podem ser encontrados e comercializados para atender às necessidades das cozinhas industriais e até mesmo outros tipos de locais.
Piso em Epóxi
Este é um outro tipo de piso para cozinhas industriais. Ele é considerado como uma espécie de plástico que, ao entrar em contato com um agente catalisador, endurece e forma uma superfície sólida e rígida.
Além de possuir todos os requisitos estabelecidos pela ANVISA, o piso epóxi também tem um excelente aspecto estético que além de proporcionar segurança ainda permite que o ambiente se torne bonito. Além disso, se o seu local já possui algum tipo de piso, este material pode ser facilmente aplicado sobre outros revestimentos.
Piso em Poliuretano
O Poliuretano, também conhecido como poliuretano alifático, é uma tinta fabricada a partir de resina poliuretânica alifática. No entanto, é amplamente utilizado em pisos e paredes de ambientes internos e externos.
Além de possuir as características exigidas pelo órgão regulatório, o revestimento em poliuretano possui uma variedade de cores e boa resistência aos raios UV e à abrasão. Dessa forma, suas qualidades podem agregar valores para proteção e otimização de cozinhas industriais e muitos outros locais.
Conclusão
Após aprendermos sobre as exigências da ANVISA e de alguns tipos de piso liberados para instalação em ambiente industrial de cozinha, ficou muito mais fácil escolher qual deles atende da melhor forma a sua necessidade. Afinal, todos possuem vantagens, mas ainda há diferenças entre eles.
A notícia boa é que a Stongel Pisos e Revestimentos trabalha com todos esses tipos de revestimentos industriais, sendo a opção perfeita para deixar a sua cozinha com ainda mais qualidade. Além disso, a Stongel também atende comércios que desejam sistemas de pisos monolíticos (sem juntas) para uma limpeza mais fácil e com maior durabilidade.
Este artigo visa trazer informações para que arquitetos e engenheiros especifiquem o revestimento de piso ideal para a cozinha industrial.
Para mais informações do trabalho desenvolvido, não deixe de conferir os nossos serviços para escolher o que mais atende a sua necessidade e não esqueça de fazer seu orçamento conosco!