Se você quer abrir ou já tem um empreendimento ligado à farmácia, saiba que é importante colocar um piso adequado. O material do piso deve ser de fácil manutenção, extremamente resistente, além de confortável, arrojado e higiênico. O revestimento de piso para indústria farmacêutica deve ser aquele perfeito para se encaixar num ambiente tão sóbrio e asséptico.
O texto a seguir apresenta quais atributos o revestimento de piso ideal deve ter, como fazer a escolha certa e qual material-base é o melhor para o ramo farmacêutico.
Está na hora de conhecer o revestimento de piso perfeito para o seu negócio e colocá-lo já!
O que se deve buscar num revestimento de piso para a indústria farmacêutica?
A indústria farmacêutica é um negócio rentável, mas que requer bastante cuidado quanto à infraestrutura. O revestimento de piso ideal precisa prevenir contaminações dos profissionais pelos produtos produzidos.
Neste sentido, o que se deve buscar para um revestimento de piso num negócio como esse reúne um conjunto de requisitos. Para começar, ele deve cumprir a prescrição da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
A norma NBR 14050 (ABNT), determina que os produtos e serviços realizados pelas farmacêuticas tenham um revestimento de alto desempenho para os pisos. Para isto, precisam ser à base de epóxi e agregados minerais.
Outras recomendações oficiais são determinadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A especificação ISO 14644-1 da Anvisa determina que o piso para indústria farmacêutica tem que ter espessura variável entre 1 e 5mm e uma textura bastante lisa. Isto facilita a assepsia, tráfego e a manutenção.
Uma característica inerente a um revestimento de piso na indústria farmacêutica é ser um revestimento monolítico, ou seja, sem rejuntes. Isto permitiria alta aderência, alta resistência química e mecânica, assepsia, antiderrapante, sem porosidade e um apelo estético extremamente perfeito. Deste modo, o fluxo de pessoas e de materiais se daria com praticidade, comodidade e segurança.
O revestimento de piso ideal tem que apresentar uma margem grande de adaptação a temperaturas extremas. Conferiria, então, maior resistência química e térmica. Neste sentido, a cura rápida se dará em 7 dias entre as temperaturas de -25º C e +40º C. Também deve oferecer temperatura de aplicação entre 15 e 30º C e temperatura de operação até 80ºC.
O piso ideal para a indústria farmacêutica oferece uma variedade de cores que se mantêm vibrantes por muito tempo. Elas são protegidas por um acabamento incolor que traz um design arrojado ao material.
Para saber sobre mais atributos consulte este artigo que reúne ainda algumas sugestões de compra. No entanto você saberá bem como fazer a melhor escolha, não só levando em consideração esses requisitos. Veja a seguir.
Como escolher o piso ideal?
A escolha do revestimento de piso para a sua indústria farmacêutica não se restringe apenas ao conhecimento técnico dos materiais, como foi demonstrado anteriormente.
Saber as especificações físicas e as funcionalidades do piso é fundamental para um ambiente farmacêutico que proporcione um serviço de qualidade. No entanto, é importante considerar outros fatores especiais na hora de escolher.
É necessário pensar na periodicidade da limpeza. De quanto em quanto tempo seu negócio receberá manutenção no piso. Tem que estabelecer isto de forma clara, mesmo porque pisos industriais precisam de higienização regular.
Criar um cronograma de limpeza facilita a assepsia. Isto porque o revestimento de piso industrial ligado à área de saúde contribui para oferecer alto nível de qualidade de produtos e serviços. Apesar da comprovação da sua impermeabilidade a germes e bactérias, não pode se esquecer de escolher aquele piso adequado a uma rotina específica de manutenção.
É imprescindível fazer um levantamento das empresas que atendam a tudo que você precisa em revestimentos de pisos. Liste as disponíveis no mercado e faça uma triagem, onde seleciona as mais adequadas. Para isto, se assessore de uma consultoria ou faça uma pesquisa entre os parceiros que também empreendem.
É importante prezar por uma empresa que apresente confiabilidade, segurança e responsabilidade com os seus clientes, como a Stongel. Leve em consideração também a eficiência da prestação do serviço e, claro, a qualidade dos materiais utilizados por ela.
Por falar em materiais, você conhecerá a seguir aquele que tem se mostrado como o melhor para a construção de revestimentos de pisos para a indústria farmacêutica.
Por que o uretano é o melhor piso para a indústria farmacêutica?
O revestimento de piso a base de uretano figura como o mais adequado para a indústria farmacêutica por uma série de fatores, a começar pelo ótimo custo-benefício. Seu preço gira em torno de 150 a 250 reais por metro quadrado.
Este tipo de revestimento de piso é fabricado com as resinas de poliuretano vegetal, cargas cimentícias e aditivos. É esta mistura que faz com que o piso seja isento em solventes e tenha baixo odor na aplicação.
Essa composição impacta diretamente no excelente desempenho do revestimento de piso uretano no ambiente farmacêutico. Em primeiro lugar, facilita a higienização, porque a incidência e penetração dos produtos são mais eficazes.
Por ter um revestimento monolítico, o piso de uretano combina suavidade e resistência, aspectos essenciais para ambientes industriais tão delicados como o da farmácia. Possui diversas cores e tonalidades e traz a sensação de leveza e conforto para quem precisa se locomover sobre ele.
Ao mesmo tempo, a sua composição oferece uma resistência tripla – mecânica, térmica e química. Na proteção mecânica, o revestimento de piso uretano atende muito bem, possui excelente resistência a abrasão, choques mecânicos e ataque químico. Oferece uma ótima performance ao tráfego de pessoas, carrinhos pallets e empilhadeiras.
A resistência mecânica surpreende até a concorrência. As resinas permitem que o piso suporte choques térmicos, lavagens com águas quente, morna e fria e diferentes níveis de umidade. Aguenta ainda uma considerável variação de temperatura: entre impressionantes -45º C e 160ºC. A resistência química tem bastante relevância. Isto porque o piso de uretano suporta diferentes produtos químicos manipulados no ambiente farmacêutico, sem causar alterações neles. É, aliás, um agente preventivo contra acidentes químicos.